SÍMBOLOS OFICIAIS – Portal do Turismo do Município de Cesário Lange – SP
  • (15) 3246-8600
  • turismo@cesariolange.sp.gov.br

SÍMBOLOS OFICIAIS

Brasão do Município de Cesário Lange

Idealização do brasão: Prof. Acácio Vieira de Camargo

Autor do Projeto: Benedito de Camargo Barros – Prefeito Municipal

Projeto de Lei nº 6/66 Aprovado pela Lei nº 7 de 25/2/66

 

“Escudo redondo português, forma usada pela quase totalidades das cidades paulistas e a que melhor indica a origem do nosso povo. Escudo cortado (um traço horizontal ao meio). Na parte superior em campo de blau (azul) – cor que simboliza alegria, sabedoria, lealdade – o emblema do professor, no meio, constando do livro aberto com as letras gregas – Alfa e Ômega, sobre o qual se vê uma antiga pena inclinada de cima para baixo e da esquerda para direita (do escudo) tudo em ouro, letras em sable (preto), recordando um dos primeiros mestres da localidade, o professor Cesário Lange  que legou o nome à cidade.

Na parte inferior em campo de ouro – cor que simboliza a nobreza, fé, sabedoria, poder e liberdade – três faixas estreitas, sinuosas, em blau, representando os três rios, das Pedras, Guarapó e Aleluia e pelos quais se passava para atingir a primitiva vila, razão da primeira denominação de Passa Três. Sobre o escudo e a coroa mural, distintiva das cidades sedes do município, de quatro torres das quais só duas se vêem, uma completa no centro e meia de cada lado, como estabelecido está perspectiva heráldica, com três ameias e sua parta cada uma, segundo é constante na armaria. Por sobre a torre central uma cruz de ouro, lembrando a padroeira da cidade que é a Santa Cruz – Como suporte a dextra (do escudo) um ramo de café frutificado e a sinistra três hastes de cana caracterizando as duas mais importantes fontes de riqueza agrícola do município.

Sob o escudo, no listel em blau, em letras de ouro, o nome da cidade – Cesário Lange – e um pouco abaixo, no mesmo listel a frase latina: AB UNO DISCE OMNES – também em ouro, frase que pode ser interpretada: por um pode conhecer todos – pelas qualidades do homem que honrosamente deu seu nome a cidade, pode se conhecer as de todos os moradores do município.

 

Bandeira do Município de Cesário Lange

Foi oficializada em 16/04/1979 pela Lei nº 273.

O símbolo é de autoria do Prof. Arcinoé Antonio Peixoto de Faria.

As cores azul vermelho e amarelo aparecem em maior destaque. No círculo branco está o Brasão de Armas do Município