A IGREJA DE SANTA CRUZ (MATRIZ) – Portal do Turismo do Município de Cesário Lange – SP
  • (15) 3246-8600
  • turismo@cesariolange.sp.gov.br

A IGREJA DE SANTA CRUZ (MATRIZ)

A IGREJA DE SANTA CRUZ (MATRIZ)

A Igreja de Santa Cruz é um destacado patrimônio religioso e cultural de Cesário Lange situado na bucólica praça Adolfo Testa, dois espaços públicos considerados o núcleo fundador da nossa cidade. Juntos com o tradicional casarão onde está a prefeitura, formam um conjunto arquitetônico harmonioso, responsável pela identidade estética do município.

O atual estilo arquitetônico da Igreja de Santa Cruz resulta dos sucessivos estilos construídos ao longo de sua história, iniciada nos primórdios da fundação da vila de Passa Três, quando uma parcela de seus habitantes assumiu a construção de uma pequena capela. Construída em estilo sóbrio e austero, a capela tinha um espaço exíguo, que requereu ampliações devido ao crescimento populacional do povoado. Estas adaptações proporcionaram novas configurações nesse prédio, surgidas até a metade do século 20, resultando em uma capela mais ampla e de Identidade própria. A partir da metade desse século esse prédio foi demolido, e através de sistemáticas campanhas coletivas no final da década 60 surgiu uma nova Igreja. Resplandeceu uma construção com espaços amplos, harmonizados pelo equilíbrio de sua concepção arquitetônica patrocinadora de dimensões internas que se completam ao destacar o conjunto do espaço interno. Elevada e ampla, essa Igreja apresenta, através de seus vitrais multicolores e abertos até o teto, uma diurna luminosidade interna projetada pela luz solar, e à noite, através da iluminação interior, uma claridade exterior resplandecente, visível para os transeuntes. É uma magia digna das grandes catedrais. Vista de fora, esse templo é de perfil leve e flutuante, com suas linhas retas e sem adereços, tornando-se um espaço que convida-nos para seu interior, para orar ou se extasiar diante do milagre da sua formosura.

E, através dessa estética, a Igreja de Santa Cruz é uma referência turística, cultural e religiosa de Cesário Lange, a antiga vila de Passa Três.